terça-feira, 16 de junho de 2015

Questão comentada sobre Endodontia da Força Aérea Brasileira


(FAB-2013) Sobre os Enterococcus faecalis nas infecções endodônticas, assinale a alternativa correta:


(A) Estudos revelam que estão presentes em 90% dos casos sintomáticos.

(B) São espécies altamente resistentes e, por isso, estão presentes na maioria das infecções odontológicas.

(C) São capazes de sobreviver em ambientes com poucos nutrientes, sendo encontrados, frequentemente, em canais radiculares tratados endodonticamente.

(D) O Ca(OH)2 é a medicação que tem ação eficaz sobre os Enterococcus faecalis, agindo sobre a membrana citoplasmática e provocando sua desidratação.


A questão cobra um tema que muitas vezes passa desapercebido pelo profissional e/ou estudante na hora de estudar a microbiota endodôntica. Entretanto, cada vez mais algumas bancas têm batido esse assunto, uma vez que esse micro-organismos está relacionado a casos de insucesso do tratamento endodôntico conservador. Dito isso, vale a pena fazer uma pequena revisão sobre o assunto:

1) Características do Enterococcus faecalis: são cocos fermentativos, não esporulados, facultativamente anaeróbios, Gram-positivos. Suas células medem de 0,5 a 1µm em diâmetro, ocorrendo únicos, em pares ou em cadeias curtas. Comum em casos de fracasso da terapia inicial;

2) Geralmente esse micro-organismo prolifera-se após tratamento inicial. Ou seja, ao tratarmos inicialmente o canal eliminamos parte da microbiota (lembre-se que a natureza da infecção endodôntica é polimicrobiana);

3) Inicialmente, nesse ambiente polimicrobiano, o Enterococcus faecalis, não tinha grande expressão. Após o tratamento inicial, agora com um ambiente selecionado, o Enterococcus faecalis pode proliferar-se e causar situações de difícil tratamento convencional, pois são micro-organismo muito resistentes aos métodos convencionais que dispomos na prática endodôntica.

Dito isso passamos a julgar as alíneas da questão:

Na alínea A a banca afirma que “estão presentes em 90% dos casos sintomáticos”. Essa afirmativa está FALSA. Como dito anteriormente estão presentes em casos de retratamento, após seleção da microbiota após tratamento inicial (que em algumas situações cria ambiente ideal para proliferação desse micro-organismo).

A alínea B afirma que estão presentes na maioria das infecções odontológicas: FALSO. Como já dito anteriormente, sua manifestação é secundária, após seleção de microbiota, pós tratamento inicial.

A alternativa C está totalmente CORRETA.

A alternativa D é FALSA, este micro-organismo apresenta também uma resposta ao pH alcalino, adaptando-se através de uma bomba de prótons capaz de acidificar o citoplasma bacteriano, isto justifica sua resistência a medicamentos intracanais à base de hidróxido de cálcio.

Portanto a resposta da questão é a letra C.

Importante lembrarmos que o Enterococcus faecalis está relacionado a casos de insucesso do tratamento endodôntico e à seleção de microbiota após tratamento inicial. Muitos desses casos são de difícil resolução, evidenciada pela sua alta prevalência em infecções secundárias e persistentes do sistema de canais radiculares, motivos suficientes para que esse tema seja cobrado em provas de concursos e de conhecimento no dia-a-dia do cirurgião dentista. Também importante lembrarmos da sua resistência ao Ca(OH)2 e a vários agentes antimicrobianos.

Maiores informações sobre o assunto poderão ser consultadas no livro do professor LOPES E SIQUEIRA 2010, página 132.

Forte abraço e até a próxima! Deixem seus comentários e vamos ampliar o conhecimento.
Não deixem de curtir a fam page do blog e divulgar entre os seus colegas estudantes e profissionais para criarmos uma comunidade cada vez maior e enriquecedora para todos.

Sobre o Autor:
Renaldo Aragão O autor Renaldo Aragão é dentista e mestre em medicina dentária. Para saber mais sobre o autor, clique no topo da página no link “Sobre nós”. Aproveite para curtir nossa página no Facebook e receber nossas atualizações!

© Copyright 2012 Odontologia in Blog por Renaldo Aragão, todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.