sábado, 6 de junho de 2015

Questão comentada sobre CIV modificado por resina

Pretendo aqui no blog postar questões de concursos e comentar item por item para revisarmos alguns pontos importantes do conteúdo de odontologia. Vou abrir este quadro com uma questões bem cobrada nos concursos atuais: ionômero de vidro (CIV) modificado por resina.


Questão  (AOCP –EBSERH- 2014)

A Odontologia minimamente invasiva requer a utilização de materiais adesivos à estrutura dentária. Os Cimentos de Ionômero de Vidro (CIV) modificados por resina, foram introduzidos no mercado para melhorar problemas dos CIV convencionais, como a sensibilidade à umidade, as baixas propriedades mecânicas e também a estética. Sobre os CIV, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

(  ) Devido a presença de fotoiniciadores nos CIV modificados por resina, somente com a utilização do fotopolimerizador é que tem início a reação de presa, aumentando de forma bastante significativa o tempo de trabalho com estes cimentos.

(  ) Ao contrário dos CIV convencionais, que apresentam uma alta liberação de fluoreto inicial, os CIV modificados por resina apresentam uma liberação de flúor constante ao longo do tempo. 

(  ) Quanto maior for o intervalo entre a mistura do material e a fotoativação, menor será sua resistência mecânica e de adesão às estruturas dentárias.

(A) V – V – V.
(B) V – F – V.
(C) V – F – F.
(D) F – F – V.
(E) F – F – F.


Cuidado com a pegadinha da primeira afirmativa! Lembre-se se que há um acréscimo de componente resinoso ao CIV modificado, mas isso não quer dizer que apenas haja resina na mistura. Em acréscimo temos que lembrar que nos CIV modificados por resina podemos encontrar três sistemas diferentes de ativação do componente resinoso.


1. No sistema foto-ativado temos a típica reação ácido-base descrita para os CIV convencionais e também uma reação de fotopolimerização dos monômeros iniciada através da ativação do fotoativador pela fotopolimerização.

2. Sistema de presa dual: os ionômeros de vidro que apresentam este sistema além da reação ácido-base e da fotopolimerização, ainda possuem iniciadores químicos para polimerizar os componentes metacrilatos que existem no material. Essa característica permite que ocorra polimerização na  ausência de luz.

3. Sistema quimicamente ativado: neste sistema ocorre a reação-ácido básica do ionômero de vidro convencional e a polimerização química dos componentes resinosos.


Portanto dizer que devido a presença de fotoiniciadores e somente após a fotopolimerização é que se inicia a reação de presa está ERRADO, uma vez que  ao iniciarmos a mistura do pó ao líquido, a parte convencional do CIV iniciará sua reação de presa. A fotopolimerizaçõ dará início apenas à polimerização da parte resinosa do cimento. (Questão bem formulada). 

Partimos para a análise da alínea 2 que diz “Ao contrário dos CIV convencionais, que apresentam uma alta liberação de fluoreto inicial, os CIV modificados por resina apresentam uma liberação de flúor constante ao longo do tempo”. Também ERRADO. Segundo a literatura tanto os CIV convencionais, quanto os modificados por resina, diminuem sua liberação de flúor gradativamente ao longo do tempo, sendo que os CIV convencionais mostram maior liberação em sua fase inicial quando comprados ao CIV modificados por resina.

Por fim chegamos a alínea 3 que afirma “Quanto maior for o intervalo entre a mistura do material e a fotoativação, menor será sua resistência mecânica e de adesão às estruturas dentárias”. A literatura é unânime em afirmar que logo após a espatulação do CIV, seja convencional ou modificado por resina, deverá ser aplicado e acomodado na cavidade logo que possível, ainda com brilho superficial, o que reflete a disponibilidade dos grupos carboxílicos que irão se unir à estrutura dentária. Logo, se o intervalo entre a mistura e fotoativação for longo irá comprometer o processo de adesão do CIV à estrutura dentária e consequentemente menor será a resistência do material. Logo, a terceira afirmativa está CORRETA.

Portanto a resposta da questão corresponde a sequência F-F-V, que encontramos na letra D.

Achei uma questão bem formulado que exigia do candidato as propriedades de presa e fotopolimerização do CIV modificados por resina e condições da adesão do material à cavidade dentária.

E vocês o que acharam da questão? Concordam com a explicação? Espero ter ajudado a enriquecer seu conhecimento sobre o assunto e fazer uma revisão sobre a matéria cobrada.

Ao meu ver considero a questão de média a alguma dificuldade (Nível Moderado).

Forte abraço e até a próxima! Deixem seus comentários e vamos ampliar o conhecimento.
Não deixem de curtir a fam page do blog e divulgar entre os seus colegas estudantes e profissionais para criarmos uma comunidade cada vez maior e enriquecedora para todos.


Sobre o Autor:
Renaldo Aragão O autor Renaldo Aragão é dentista e mestre em medicina dentária. Para saber mais sobre o autor, clique no topo da página no link “Sobre nós”. Aproveite para curtir nossa página no Facebook e receber nossas atualizações!

© Copyright 2012 Odontologia in Blog por Renaldo Aragão, todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.