terça-feira, 22 de maio de 2012

Quadruplique a proteção de seus dentes contra cárie: Método de massagem


“Esfregar creme dental de alta concentração de flúor em seus dentes aumenta o poder de atuação do flúor em 400%", diz Anna Nordström, dentista, PhD e pesquisadora na Academia Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.


Oito anos atrás, uma nova marca de creme dental, com alta concentração de flúor (3 vezes superior à concentração normal) passou a estar disponível ao consumidor sem a necessidade de receita médica. A mesma é indicada para os casos de pacientes com alto risco de cárie.
Pela primeira vez, foi conhecido os resultados de estudos científicos realizados com esse creme dental de alta concentração de flúor. O estudo resultou na proposta de um novo método de escovação, que quadruplica o nível de proteção atribuído ao flúor.

Proteção quatro vezes superior:
No estudo, os investigadores da Academia Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo utilizaram 16 voluntários que utilizaram diferentes técnicas de escovação:
- usando o creme dental com alta concentração de flúor;
- usando o creme dental normal;
- escovação 2 vezes ao dia;
- escovação 3 vezes ao dia.

“O estudo revelou que aqueles que usaram um creme dental com flúor de alta concentração,  três vezes por dia, tiveram quatro vezes melhor proteção de flúor na boca do que aqueles que utilizaram creme dental padrão duas vezes por dia", diz Anna Nordström pesquisadora do Instituto de Odontologia da Academia Sahlgrenska .

Esfregar os dentes com creme dental: Método de massagem
Também foi testado um novo método desenvolvido em colaboração com o professor Dowen Birkhed, que consiste em esfregar os dentes com um dedo.

"O método de massagem provou ser pelo menos tão eficaz como um terceiro escovação no que diz respeito ao aumento da quantidade de flúor na boca", explica Anna Nordström. "Esfregar a frente de seus dentes com pasta de dente pode ser uma maneira fácil de dar aos seus dentes uma proteção extra de flúor durante o dia, depois do almoço, por exemplo. Mas isso não deve substituir a escovação com creme dental com flúor pela manhã e pela noite -. É um extra. "


DICAS do pesquisador

• Use creme dental pelo menos duas vezes por dia, depois do almoço e antes de ir para a cama;
• Se possível, escove uma terceira vez ou esfregue com a ponta do dedo alguma pasta de dente sobre os dentes; 
• Se você tiver problemas com cáries, escolha uma pasta de dentes com um maior teor de flúor;
• Evite enxaguar a pasta de dentes com água. Depois de escovar não passe a boca por água.

Fonte de consulta: sciencedaily.com




Sobre o Autor:
Renaldo Aragão O autor Renaldo Aragão é dentista e mestre em medicina dentária. Para saber mais sobre o autor, clique no topo da página no link “Sobre nós”. Aproveite para curtir nossa página no Facebook e receber nossas atualizações!

© Copyright 2012 Odontologia in Blog por Renaldo Aragão, todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.