quarta-feira, 18 de julho de 2012

Falta de higiene oral causa problemas cardiovasculares


Há muito já se fala da possível relação entre higiene oral e doenças cardiovasculares. No mundo atual, já não há qualquer dúvida, por parte da comunidade científica, quanto a essa suspeita, que deixa de ser suspeita e passa a ser uma constatação. O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) tem estudos que apontam que pessoas com periodontite (inflamação crônica na gengiva), além de ter risco de perder os dentes e de ter cáries, são mais vulneráveis ao infarto, derrame, embolia pulmonar e perda total da visão, entre outras complicações provocadas pela formação de coágulos na corrente sanguínea.

Para além da possibilidade de desenvolver problemas cardiovasculares, a doença periodontal pode diminuir a ação de alguns medicamentos utilizados no tratamento de pacientes com problemas cardiovasculares, como é o caso da trombose, aumentando o risco nocivo da doença e dificultando o seu tratamento.

A figura abaixo ilustra e explica o que se sabe a esse respeito:




As pessoas precisam estar cientes de que, assim como manter um controle sobre a dieta, pressão arterial, colesterol e níveis de aptidão, também devem manter uma boa higiene oral para minimizar o risco de problemas cardíacos. É necessário um maior esclarecimento da população a esse respeito e o trabalho colaborativo entre cardiologistas, clínicos gerais e dentistas deve ser incentivado. Mais uma vez, essa questão traz à tona a necessidade de inserir o dentista no sistema hospitalar, como parte de uma equipe multidisciplinar de saúde. A outra grande mensagem que essa discussão nos traz é: a cavidade oral é a porta de entrada do nosso corpo, por isso nunca deve ser negligenciada, pelo contrário, deve ser uma prioridade para todos os pacientes.


Sobre o Autor:
Renaldo Aragão O autor Renaldo Aragão é dentista e mestre em medicina dentária. Para saber mais sobre o autor, clique no topo da página no link “Sobre nós”. Aproveite para curtir nossa página no Facebook e receber nossas atualizações!

© Copyright 2012 Odontologia in Blog por Renaldo Aragão, todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.